terça-feira, 13 de março de 2012

CLÁSSICOS DA VEZ (primeiras escolhas)

          Quem já andou lendo a página CLÁSSICOS DA VEZ viu que pretendo fazer do espaço uma forma de finalmente me dedicar à algumas obras (livros, hq's, discos, filmes) que todos nós sabemos fundamentais (de acordo com critérios sempre parciais e discutíveis), mas por razões diversas, não tivemos a oportunidade de contemplá-las.
          Quando postei o texto explicativo da página (que vc encontra logo acima), meu irmão, Veloso, comentou: "E aí, Zé? Quais são os clássicos da vez?" Na oportunidade disse que ainda tava me decidindo. Hoje porém, já possuo algumas escolhas.  Elas têm em comum o fato de poderem  ser  aproveitadas em alguma experiência pedagógica futuramente. Aí vão elas:

         Com relação aos quadrinhos, tô pensando em ler "Blues", de Robert Crumb, conceituado artista do movimento underground norte-americano, que mostra a visão do quadrinhista sobre esse estilo musical. Ocasião perfeita pra unir duas linguagens que são áreas de interesse do blog.
         O disco da vez virá do movimento Punk. Possivelmente, London Calling, do Clash. O movimento Punk é ótimo para trabalhar questões de Política, Ética, Estética, História, Economia, Sociologia, enfim, dá pra "lombrar" num bocado de coisa.
         A escolha do livro, que poderia perfeitamente ter partido de mim, já que podemos perceber elementos da filosofia em suas páginas, foi uma indicação de minha esposa, Sabrina. Ela, vendo que eu sempre procurava trabalhar os conteúdos filosóficos a partir de alguma obra de arte, constantemente dizia: "Você tem que ler esse livro! Tem tudo a ver com teu trabalho". O livro em questão era As aventuras de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Realmente, nunca li o livro. Já havia trabalhado com a história, mas através de adaptações. Chegou a hora de mergulhar na fonte.  
        Volto em breve para falar das primeiras impressões dos primeiros clássicos escolhidos  e pra revelar as duas escolhas que faltam: o disco e o filme da vez. Até mais!!!

                                                     ***

         Por enqunto, fiquem com o curta Palíndromo. Quem quiser sacar uma entrevista com o diretor, Philippe Barcinski, entra no endereço http://revistacatorze.com.br/2010/sobre-cinema-e-mercado-entrevista-com-philippe-barcinski. Aproveitem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário