A página "Histórias em Quadrinhos" (ao lado de "Literatura" e "Cinema") faz parte do conjunto de três expressões artísticas que combinam palavras e imagens. Consideramos as linguagens fundamentais para a formação humana integral e, em espacial, para quem a sociedade confia a formação das subjetividades: as/os docentes.
Não é nossa intenção oferecer reflexões e estudos pormenorizados sobre os códigos e suas regras de uso e combinações semântico-discursivas, e nem apresentar dados inéditos ou informações que já não sejam de domínio de quem se interessa pela história e pela relevância sócio-político-cultural das linguagens, mas apenas reunir elementos que possam contribuir com a formação básica de quem deseja ler e escrever sobre o mundo, as outros pessoas e si próprio através das áreas do conhecimento e da sensibilidade humanas.
A página está dividida em duas partes:
HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS
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HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A evolução das Histórias em Quadrinhos
A evolução da indústria tipográfica e o surgimento de grandes cadeias jornalísticas, findamentados em sólida tradição iconográfica, criaram as condições necessárias para o aparecimento das histórias em quadrinhos como meio de comunicação de massa. Ainda que histórias e narrativas gráficas contendo os principais elementos da linguagem dos quadrinhos possam ser encontradas, paralelamente, em várias regiões do mundo, é possível afirmar que o ambiente mais propício para seu florescimento localizou-se nos Estados Unidos do final do século XIX, quando todos os elementos tecnológicos e sociais encontravam-se devidamente consolidados para que as histórias em quadrinhos se transformassem em um produto de consumo massivo, como de fato ocorreu.
Despontando inicialmente nas páginas dominicais dos jornais norte-americanos e voltados para as populações de migrantes, os quadrinhos eram predominantemente cômicos, com desenhos satíricos e personagens caricaturais. Alguns depois, passaram a ter publicação diária nos jornais - as célebres "tiras" -, e a diversificar suas temáticas, abrindo espaço para histórias que enfocavam núcleos familiares, animais antropomorfizados e protagonistas femininas, embora ainda conservando os traços estilizados e o enfoque predominantemente cômico.
A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS
(Em construção)
AUTORXS
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