Histórias em Quadrinhos



(Will Eisner)

A página "Histórias em Quadrinhos" (ao lado de "Literatura" e "Cinema") faz parte do conjunto de três expressões artísticas que combinam palavras e imagens. Consideramos as linguagens fundamentais para a formação humana integral e, em espacial, para quem a sociedade confia a formação das subjetividades: as/os docentes.

Não é nossa intenção oferecer reflexões e estudos pormenorizados sobre os códigos e suas regras de uso e combinações semântico-discursivas, e nem apresentar dados inéditos ou informações que já não sejam de domínio de quem se interessa pela história e pela relevância sócio-político-cultural das linguagens, mas apenas reunir elementos que possam contribuir com a formação básica de quem deseja ler e escrever sobre o mundo, as outros pessoas e si próprio através das áreas do conhecimento e da sensibilidade humanas.   

A página está dividida em duas partes: 

HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS


***

HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


A evolução das Histórias em Quadrinhos

A evolução da indústria tipográfica e o surgimento de grandes cadeias jornalísticas, findamentados em sólida tradição iconográfica, criaram as condições necessárias para o aparecimento das histórias em quadrinhos como meio de comunicação de massa. Ainda que histórias e narrativas gráficas contendo os principais elementos da linguagem dos quadrinhos possam ser encontradas, paralelamente, em várias regiões do mundo, é possível afirmar que o ambiente mais propício para seu florescimento localizou-se nos Estados Unidos do final do século XIX, quando todos os elementos tecnológicos e sociais encontravam-se devidamente consolidados para que as histórias em quadrinhos se transformassem em um produto de consumo massivo, como de fato ocorreu. 

Despontando inicialmente nas páginas dominicais dos jornais norte-americanos e voltados para as populações de migrantes, os quadrinhos eram predominantemente cômicos, com desenhos satíricos e personagens caricaturais. Alguns depois, passaram a ter publicação diária nos jornais - as célebres "tiras" -, e a diversificar suas temáticas, abrindo espaço para histórias que enfocavam núcleos familiares, animais antropomorfizados e protagonistas femininas, embora ainda conservando os traços estilizados e o enfoque predominantemente cômico. 

  

A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS

(Em construção)

AUTORXS

(Em construção)




Nenhum comentário:

Postar um comentário